SOZINHA?



Pode parecer estranho pessoas falarem de solidão em tempos de redes sociais, mas os céticos, os chatos, os sociólogos, psicólogos, psiquiatras, os analistas da vida alheia, os amantes da vida antiga, alegam que as redes sociais isolaram ainda mais os seres humanos.

Existem pessoas cercadas de amigos que se sentem sozinhas, pessoas sozinhas que não se sentem solitárias em seus apartamentos, mesmo sem a presença de um cachorro, gato ou canário, há solidão no casamento, entre familiares e amigos. É um sentimento, não objeto, coisa, ou simples substantivo. É complexo, animal, vegetal (plantas podem se sentir sozinhas, sabia?)
Mesmo que você descorde de tudo que escrevi até agora, nessa você concordará:
A solidão é pejorativa.
Vide as canções, os poemas, as crônicas, as análises de “especialistas”, que ao defini-la, sempre a colocam como o pior dos sentimentos, a pior das situações em que pode se encontrar um indivíduo.

Ela enlouquece, adoece, destrói vidas.

Para esses caras!

Pra mim, não.

Não sei se esse meu sentimento nasceu comigo ou foi cultivado na minha educação, formação e vida.
Na infância não tinha com quem brincar, minha mãe sempre criticou minhas amiguinhas, eu nunca pude trazê-las para minha casa, e elas nunca quiseram ir também. Na aborrecência, tive as piores amizades. Eu considero esse fator, algo pior que a solidão: amizade ruim, falsa, interesseira. O estrago que ela faz é incalculável, imensurável.
E ainda tinha o fator familiar que não ajudava muito.
Ter um irmão que “alerta” todos ao seu redor que tu és doente mental, faz com que você se decepcione bastante com as pessoas com as quais, acreditava que tinha alguma amizade.

E as redes sociais?
Ela é tudo de tão ruim assim?
Narcisismo, exibicionismo, isolamento social...
Olha, pode até ter tudo isso mesmo.
Afinal o que faz uma pessoa escrever sobre sua vida, e tirar a foto do almoço e compartilhar com milhares de indivíduos que ela não conhece?
Mas... Espera um pouco!
Prefere maratonar Netflix do que tomar um chopp no bar com os amigos?
Bate altos papos com o amigo virtual, mas não tem assunto com o seu vizinho de mais de 30 anos?
Há algo de errado nisso?
As pessoas não podem ter gostos e escolhas diferentes?
Não podemos ser diferentes?
Não somos capazes de saber o que é melhor para nós?
Abrindo um parênteses, digo que mulheres sozinhas sofrem mais críticas e pressões sociais.
Lembro de um debatedor em uma rádio, que classificou mulheres que vão a um bar, beber um chopp sozinha como as vagabundas das vagabundas.
“Mulher que sentar em bar para beber cerveja, são promícuas! Ela tá aí pra sexo! Pra arranjar homem! Um otário que pague as suas cervejas e elas pagarem o otário com suas vaginas podres, de tantos parceiros! Eu nunca me dirijo a palavra às mulheres que sentam sozinhas em bares! ”
Olha, cansei de fazer isso. Minha intenção era apenas beber, refrescar a cabeça, relaxar. Nunca cantei homem nenhum, nunca saí do bar acompanhada de um homem para irmos a um mothel.
Lendo o pensamento desse cara sobre mulheres como eu, agora entendo porque nenhum homem veio até a minha mesa me cantar. E eu achava que isso acontecia por ser feia...
E se vou ao cinema para assistir um filme, qual a razão para eu obrigatoriamente de tá acompanhada?
Pra fazer saliência com o namorado?
Acho isso tão irracional, ilógico. Lembro que eu, com um cara, fomos ao cinema, assistindo o filme, ele pegou a minha mão e a colocou na sua virilha... Cara, eu quero assistir o filme, e não fazer saliência. Deixa isso pra depois.
E pra quer levar um amigo?
Pra ele ficar tagarelando durante a exibição da película?


Bem, vou ouvir:
“Você sabia que psicopatas, sociopatas e seriais killers costumam ser antissociais?”
OOPS!
Um ponto e um parágrafo por favor!
Pessoas sozinha e/solitárias não são obrigatoriamente antissociais.
Podem até não gostar de gente, mas convivem bem em seu meio, mesmo quando são obrigadas a isso, como no trabalho e em reuniões familiares.

Parem de impor regras, de diagnosticar problemas mentais onde não tem ou achar que tem que curar pessoas que não querem ser “curadas”.
Vá cuidar da sua vida, deixe o sozinho em paz. É tudo que ele quer!



Comentários

  1. Tenho de estar sozinha para escrever. Adoro a minha companhia, dou gargalhadas com as minhas conclusões , depois de 4 anos sozinha nas noites de ano novo esse 2019 tive uma companhia maravilhosa. Chegou chegando.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog