O MUNDO CINZA DA VINGANÇA



Existe rivaliade entre sucateiros e traficantes?
São negócios opostos, embora ligados na base. Muitos fregueses catam latinhas para sustentar o vício.
Alguns ferro-velhos localizados nas mais perigosas favelas, trabalham na paz.

A Reis e Filhos possuíam o seu depósito localizado numa área dominada pelo tráfico. O problema é que sempre que ia lá, havia carro ou carros da polícia militar ou civil estacionados em frente.
Eu costumo dar bom dia à policiais. Minha amiga alertou:
"Não faça isso! Vão pensar que você é X-9!"
(...?!)
A história que vou contar é uma das mais cabreiras que presenciei. Não posso autenticar como verídica, pois não faço parte da família. Muitos detalhes é na base do disse-me-disse entre sucateiros.
De qualquer forma, foi a maior covardia que fizeram a uma pessoa que tinha como amiga, o Marreco.
Marreco era filho de Zé Carai. O irmão "desertado" dos irmãos. Começou a reciclagem jumto com eles, mas ao ser flagrado roubando-os, foi expulso da sociedade. Continuando apenas como funcionário.
Lembro que uma vez foram carregar no ferro-velho, saíram quase as sete da noite, Marreco brincava, sorria. Não parecia puto.
De repente, eu soube da sua morte.
Ouvi da própria boca do Tião, seu tio.
"Seguraram Marreco e martelaram um ponteiro na sua testa, a parte de cima de sua cabeça, "explodiu" pra longe com o golpe."
Razão: Ele namorava uma menina dentro da favela, quando souberam quem ele era, acharam que ele era um X-9 e o executaram, com requintes sádicos.
O que se seguiu então é uma mistura de folclore com lenda urbana, com requintes de filmes de máfia.
A família correu atrás, contratou seu esquadrão da morte. Parece que uma dessas incurssões, sobrou para um inocente pastor(?) que foi defender um dos bandidos. Quando o esquedrão chegou a sua casa.
Não sei o final da história, mas tenho a certeza que Marreco foi vingado, mesmo que em parte.
Iniciar uma guerra nunca é bom.
Para dar o fim a conflitos assim, todo um lado deve morrer, inclusive as crianças.
Por que bufalos africanos matam filhotes de leões?

Esse negócio de ser rico e "poderoso chefão", não é nenhum pouco atrativo.
Lembro do Eduardo, sucateiro com rápida ascenção, andava armado. Ignorante, meu pai cometeu a asneira de pegar dinheiro com ele, não pagou, meu pai morreu em seguida. Alex ,acho que no ferro-velho que tentou abrir e não deu certo em Jaceruba, possuía dinheiro dele lá.
O cara apareceu "pra conversar" sobre as dívidas.
Eu sabia o quanto o homem era ruim. Ele e seus funcionários humilhavam meu pai. Uma vez ele quebrou a balança do velho na porrada. E seu funcuinário disse que voltaria pra matar o papagaio que cagou nele.
Respirei fundo, Alex mandou eu resolver, e encarei a fera. Falei tudo que estava na garganta e disse que se quisesse o pagamento da dívida, que fosse ao cemitério cobrar o velho.
Chegou a um ponto do meu pai, literalmente se mijar quando ele apareceia.
Foi muito trsite os últimos anos da sua vida. Um homem que foi tão poderoso, ao perder o seu alicerce, minha mãe, decair tanto. Sabe, é aquelas situações em que a vida carrega a pessoa no colo, algumas são carregadas até a morte, outras largadas. E quando isso acontece, nós vemos o que elas realmente são.


Medíocres, burras, manipuláveis, medrosas, frágeis...
Seja como for, com certeza, meu pai não era o único a quem ele humilhava, pois Eduardo foi metralhado na porta de casa. Não sseria um exagero dizer que uma dúzia de tiros atinginram o cara, que de tão ruim, ainda chegou estrebuchando no hospital, mas não deu.
Hoje tá no inferno.
Marreco foi pro céu.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog