Eu, a Feira de Livros, Minhas Colegas de Escola e Minha Mãe

 



Acontecia uma feirinha de livros na escola. Primeiro turma por turma foi levada até o stand para conhecer os livros à venda.

Era bem criança, a famigerada quinta série ginasial, entretanto me comportei como leitores se comportam em livrarias, olhando as capas, se alguma me atraísse eu pegava o livro e tentava ler a sinopse, a apresentação do autor ou até o comecinho dele.


Lembro da Ariane entusiasmada, pegando um monte na mão, e atrás dela, a sua stalker Cristiane. Fiquei sozinha nesse momento, não comentava, estava atenta em descobrir se algum me interessaria para depois pedir a minha mãe.


Ariane escolheu 12 livros!!!

Eu escolhi 4

Alex escolheu 6


Tenho certeza que a mãe da Ariane, espantada com aquela lista enorme de compras, disse um gigante não pra filha, que no dia anterior, demostrou certeza que os compraria.

Depois ficou chamando a minha mãe de rica pelo fato de eu ter comprado os quatro livros que havia escolhido.


Fiquei tão triste quando a banca se desfez.

Por mim, eu compraria mais, porém, como pedir por mais livros a D. Aparecida, se ainda não havia terminado os quatro?

Bem diferente dos livros escolhidos pela Ariane, eles era de entre 40 e 100 páginas cada um.

Ariane escolheu em sua maioria, se não todos, livros com desenhos e alguns parágrafos abaixo de poucas páginas.


Quando descemos à quadra pra comprar os livros, vi a Luciana triste.

O livro que ela queria não tinha mais.

_Qual livro?

_Xisto e o Pássaro Cósmico...

Ela não era minha amiga, eu mesmo criança, senti... decepcionada? Acho que sim. Surpresa? Sim, mas foi uma surpresa negativa.


 O livro que ela iria comprar, era um trabalho de leitura, que as professoras todo ano passavam.

E fazia meses (muitos meses!) que a professora Beth passou esse livro, tanto que estava bem próximo da data de apresentar o trabalho. Eu mesma já o havia comprado e lido há muuuuuuiiito tempo!

Pensei:

Caramba, uma feira de livros dentro da escola, com livros mais baratos que na livraria, uma oportunidade rara de se adquirir uma coisa tão legal que era livro, e a Luciana aproveita essa oportunidade apenas pra comprar o livro exigido pela professora...

Apesar de ter o meu pedido atendido, tive que ouvir por um mês minha mãe reclamando da dona da feirinha. Seu desdém e seu deboche, porque a senhora gostou de me conhecer. Quando eu comprei os livros, eu conversei com as vendedoras. Alguns títulos que escolhi, não tinham mais e não sabia qual escolher no lugar.

Ela gostou de mim e queria conhecer minha mãe. Tá certo que ela vendeu um enciclopédia Barsa pra família, mas foi um bom investimento. A Barsa era a nossa internet e sempre recorríamos a ela para fazer pesquisa escolar.

Se D, Aparecida nunca me elogiou em nada, e sempre que alguém fazia isso para ela ouvir, ela me rebaixava e depois falava pra mim o que fez com muita naturalidade.

Imagino minha mãe tendo que ouvir dessa senhora que sua filha é inteligente, diferente, tem potencial, e ela, por alguma razão que desconheço aguentar calada tamanha afronta...


Ariane tornou-se rica. Fundou uma escola e viaja todo ano para o exterior.

Luciana foi para a Alemanha. Sua mãe era dançarina exótica lá, soube que está riquíssima e vive nos EUA.


Eu fudida e sem futuro. Apesar de tanto esforço e tanta luta. Não desisti, mas ainda não alcancei nem a estabilidade financeira às portas da velhice.

E a felicidade passa longe, joga um beijinho e dá um ciao.




Texto relacionado, porém, publicado no Tumblr

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog