O PEITO INDICA MARIA ANTONIETA

O PEITO INDICA

MARIA ANTONIETA (2006)

SOFIA COPOLLA




 

Não há nenhum filme da Sofia que eu não goste. Conheci a obra da diretora por acaso numa Sessão Coruja da TV Globo.

As Virgens Suicidas

Com Kirsten Dunsten ainda adolescente.

Adorei o filme, depois comecei a assistir sua filmografia, e até hoje não me decepcionou.

O criador do prêmio Framboesa que premia os piores de Hollywood, e que ceifou a carreira de atriz da diretora uma vez falou:

“Perdemos uma péssima atriz, mas ganhamos uma ótima diretora.”

É verdade. Em Maria Antonieta, apesar dos fatos históricos do filme, a diretor dá sua versão da rainha decapitada pela revolução.



Lembremos: Maria Antonieta quando se casou tinha apenas quatorze anos. Se viu em meio a uma corte esnobe demais, cheios de tratos, regras e exageros, todos históricos, acreditem nesse lado do filme.

Vista como culpada pela não consumação do casamento, que durou cerca de sete anos. Maria vivia sobre pressão, cobranças e desconfianças da corte.

Maria foi realmente o bode expiatório da revolução. Acredito que seus gastos e suas excentricidades não eram diferentes de qualquer outra rainha de sua época. A diferença é que a França vivia um desastre na agricultura, impulsionando a fome, e a política do rei Luis não ajudou muito.

Madame Tusseaud, para sobreviver a revolução, foi obrigada a fazer várias máscaras mortuárias de seus amigos, dizem que eram pilhas de cabeças deixadas na sua casa, A de Maria Antonieta foi uma delas


Luís financiou a independência dos EUA, enviou soldados, ajudou a fundar a nação que era contra tudo que ele representava: democracia e república.

O que há de comum na história da queda dos reis nos séculos que anteviram o século XX é a alienação da família real.

Na maioria das vezes causada pela corte que os cercavam.

Talvez Maria e Luis não fossem indiferentes à situação do país, mas não tinham ideia da gravidade, e acreditando que eles eram escolhidos por Deus, jamais acreditariam que o povo se revoltaria contra eles.



A revolução Francesa foi um trauma nas monarquias europeias. Algumas se adaptaram aos novos tempos, abrindo mão de seu poder absoluto, outras relutaram, massacraram o seu povo e caíram de forma tão violenta quanto à monarquia francesa, vide os Romanov...

Mas o filme não é sobre a revolução, é sobre a rainha, hoje tida como a mãe da alta costura francesa.

A rainha que promovia peças que depois foram censuradas por quase todos os países europeus, que ridicularizavam a corte e seus costumes, e foram acusadas de incitar revoluções e rebeliões.

A rainha que se isolou até mesmo da corte, por achá-la chata, traiçoeira e com etiquetas demais.

Madame Tusseaud, assim que pôde, fugiu para Inglaterra


Eu em tempos de escola aprendi o que muitos devem aprender hoje.

Que os reis decapitados eram indiferentes, maus, e esnobes.

Pesquisei mais, e sei que Maria Antonieta não passou de um bode expiatório, com o objetivo maior de insuflar ainda mais o ódio do povo da Franca pelos seus reis.

A Revolução Francesa até hoje cantada aos quatro ventos como a revolução da Igualdade, Fraternidade e Liberdade, não passou de uma revolução calcada da inveja e no rancor, onde o maior manipulado e sua maior vítima foi o povo da França com o seu festival de cabeças cortadas, se as primeiras vítimas foram os nobres, logo a própria se voltou contra seus principais pensantes e o seu povo. Que nos deu o bosta do Napoleão e acima de tudo, as bases do comunismo e do socialismo.

E tem mais, a revolução não mudou em quase nada a situação caótica econômica que o país vivia.

Se Maria Antonieta poderia ser uma representante dos revoltados da França, para a comunicação entre a seus cidadãos sem classe ou título, como sugere Sofia, eu duvido muito. De qualquer forma, quando ela explodiu, já era tarde. O casal real já estava condenado.

De qualquer forma, a crítica na época, se dividiu, cheguei a ler uma que classificou o filme como bomba.

Dá pra entender.

Sofia foi a primeira diretora a tentar a restaurar o nome de Maria, que hoje afirmo: Foi vítima e não algoz da França.

Mas hoje sabemos o quão marxistas é Hollywood e toda a indústria em seu entorno.

 

 Link do filme completo dublado

  

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog